terça-feira, 13 de setembro de 2011

Histórico da Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa

Em 26 de agosto de 1946, foi criada a Escola Artesanal Dr. Cilon Rosa, de Santa Maria, onde eram oferecidos cursos de corte e costura, rendas e bordados, com duração de dois anos. A escola não tinha sede própria e funcionou no prédio do Colégio Manuel Ribas, com total de 36 alunas.
Em 1957 a escola passou a ser denominada Escola Industrial Cilon Rosa, quando foi instalado o curso de Aprendizagem Industrial Cilon Rosa. De 1963 a 1967 o número de matriculados chegou a 713 alunos, passando a denominar-se Colégio Industrial Cilon Rosa.
Em 1966 a escola passou a ocupar um pavilhão do prédio da nova sede à Avenida Presidente Vargas. Em 1971, com a conclusão do 2º pavilhão, a escola ocupa sua sede própria. Atualmente a EEEM Cilon Rosa, com 65 anos de história, tem 1600 alunos, 130 professores e 32 funcionários.

Um comentário:

  1. É preciso que as pessoas saibam o seguinte:
    Quando foi fundada a cooperativa dos empregados da Viação Ferrea do RGS por Manoel Ribas, o primeiro prefeito de santa maria, o mesmo viu a necessidade de oferecer ensino tecnico para os filhos dos cooperativistas como tb para os filhos de ferroviarios, o q aconteceu a seguir foi a criação da escola de artes e Oficios para meninos, depois denominada de Escola industrial Hugo Taylor , onde hj encontra-se o Carrefour na Av rio Branco 732.E para as meninas foi então criado a Escola Santa Teresinha, (atual Cilon Rosa), que passou por duas denominações antes da atual utilizando uma sede que era propria tb pois ocupava junto com o grupo Escolar ( a epoca) João Belem o espaço construido pela Cooperativa dos ferroviarios para a escola...Teria muito mais a esclarecer e a contar pq vivi naquele tempo ...e como boa santamariense q viveu a epoca e ama santa maria quis dar mais algumas informações sobre o Cilon rosa
    Mignez ex professora do Cilon Rosa

    ResponderExcluir